NÍVEL DO RIO

Acompanhe o nível dos rios

Clique nas imagens para ver vídeos em tempo real

Rio Sapucaí, na altura da ponte P4.

Câmera instalada na Rádio Panorama

Ribeirão José Pereira (Av. BPS).

Câmera instalada no Restaurante Shiitake


Temos muita sorte de morar em um lugar com uma natureza exuberante. Muita água, muito verde e um povo ciente do valor de tudo isso.

Mas, eventualmente, a natureza nos prega uma peça e o muita água vira muita água mesmo e alguns de nossos rios transbordam.

Em 2001, depois de um desses excessos de exuberância, percebemos a necessidade de criar uma forma para poder acompanhar a evolução do nível dos rios de uma forma mais prática. Foi quando criamos um sistema de acompanhamento através de câmeras instaladas em alguns pontos estratégicos de nossa cidade.

A primeira foi em frente à FEPI, onde existe uma régua de medição de nível que é referência para todos de Itajubá. Esta câmera foi instalada na Rádio Panorama e filma o Rio Sapucaí em uma grande extensão.

Instalamos também uma câmera na Avenida BPS, em frente ao Restaurante Shiitake. Aquele é o ponto mais baixo da avenida e é o primeiro lugar ondepodemos perceber que o nível do Ribeirão José Pereira está preocupante. Esta câmera está mais próxima ao rio e permite uma observação mais detalhada.

Apesar de nunca termos feito qualquer propaganda deste serviço, muitas pessoas acompanham o nível do rio pelo site. O retorno que tivemos de pessoas de Itajubá e das cidades irmãs Santa Rita e Pouso Alegre nos estimulou a manter e ampliar o serviço.

Neste ano estamos fazendo testes com novas câmeras e com novas tecnologias, para dar para vocês mais e melhores informações sobre os nossos rios e ribeirões.

Vale lembrar que, mesmo assim, esse são apenas instrumentos de auxílio e suas informações não bastam para avaliar o risco de enchentes. A avaliação correta do perigo de enchentes requer o acompanhamento das chuvas nas nascentes, do nível de outros ribeirões e de previsões climáticas.

Por isso, em períodos críticos, recomendamos fortemente a busca de informações técnicas junto à Defesa Civil (telefone 199)

Agradecemos muito nossos apoiadores neste trabalho: Restaurante Shiitake, Fastnet, Panorama FM, Citrox e Prefeitura de Itajubá.


Lembramos que essas câmeras instaladas servem como instrumento de auxílio, mas suas informações não bastam para avaliar o risco de enchentes. A avaliação correta do perigo de enchentes requer o acompanhamento das chuvas nas nascentes, do nível dos ribeirões e de previsões climáticas.


Em períodos críticos, recomendamos fortemente a busca de informações técnicas junto à Defesa Civil (telefone 199)

Apoio: